Sines foi esta terça-feira, 20, a cidade anfitriã da assinatura de seis contratos de investimento industrial em Portugal entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e as empresas CALB, Everbio, Lift One, Savannah Lithium, Topsoe Battery Materials e United PetFood, que totalizam cerca de 3,07 mil milhões de euros
A cerimónia, que decorreu no auditório da Administração do Porto de Sines e do Algarve (APS), contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e do ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida.
Os novos projetos serão implementados em diversas áreas industriais no País, dois deles em Sines.
- Fábrica de baterias de lítio em Sines (CALB Europe): Trata-se do maior investimento anunciado, com mais de 2 mil milhões de euros destinados à construção de uma unidade industrial de produção de baterias para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. Este projeto deverá criar cerca de 1.800 empregos diretos.
- Unidade de materiais para baterias (Topsoe Battery Materials): Também em Sines, a empresa dinamarquesa instalará uma fábrica dedicada à produção de materiais ativos para cátodos de baterias de iões de lítio, com um investimento de aproximadamente 109,5 milhões de euros e criação de dezenas de postos de trabalho.
Além destes, os contratos envolvem outras empresas com projetos em diferentes regiões do País e setores.
Do total de investimento previsto, o Estado português compromete-se com aproximadamente 690 milhões de euros em incentivos públicos, distribuídos pelos seis projetos no âmbito de um sistema de incentivos destinado a promover investimentos considerados estratégicos para a economia e para a transição climática.
Impacto para Sines e a economia regional
A escolha de Sines como local para a assinatura destes contratos reforça a importância da região como pólo industrial e logístico. O crescimento industrial pode ter impactos diretos no desenvolvimento económico da região, incluindo a dinamização de serviços, infra-estruturas e uma pressão acrescida no mercado de trabalho e de habitação local — aspetos que merecem atenção em termos de planeamento urbano e social nos próximos anos.
Fonte: Expresso; Eco; Now; Rádio M24
A Predimed Vasco da Gama é a Agência N.º1 Nacional da Rede Predimed.