Sines está hoje no centro de um dos maiores ciclos de investimento económico em Portugal. Com projetos estruturantes nas áreas da energia, indústria e tecnologia — que representam mais de 20 mil milhões de euros em investimento anunciado — o concelho afirma-se como um pólo estratégico de crescimento nacional.
Contudo, este dinamismo evidenciou a escassez de habitação na região que já se vinha a sentir nos últimos anos. O próprio Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, reconheceu recentemente em declarações à comunicação social à margem de uma conferência promovida pela Fundação Repsol, que a falta de oferta habitacional é atualmente o principal estrangulamento ao investimento em Sines.
A procura por habitação no concelho cresce a um ritmo muito superior à oferta disponível. Milhares de novos trabalhadores — quadros técnicos, engenheiros, gestores e profissionais especializados — terão de se fixar na região nos próximos anos. Sem soluções habitacionais adequadas, torna-se difícil atrair e reter talento.
O cenário atual aponta para uma pressão crescente sobre o mercado de arrendamento, a valorização progressiva dos imóveis residenciais e a necessidade urgente de novos projetos de habitação, tanto para venda como para arrendar.
Para investidores na área da construção habitacional, Sines representa hoje um território de elevada previsibilidade e retorno, onde projetos bem localizados, com tipologias ajustadas às necessidades do mercado e padrões de qualidade adequados, encontram rapidamente absorção.
Na Predimed Vasco da Gama, acompanhamos de perto esta evolução e apoiamos investidores em todas as fases do processo — desde a identificação de oportunidades, análise de viabilidade, até à comercialização dos ativos.
Sines precisa de casas. Esta é a oportunidade para investir.
A Predimed Vasco da Gama é a Agência N.º1 Nacional da Rede Predimed.
Fonte: Rádio M24