A Microsoft confirmou a intenção de investir “mais de dez mil milhões de dólares a partir do início de 2026” para instalar 12.600 placas gráficas “de última geração” NVidia Blackwell Ultra GB30, no centro de dados da Start Campus.
A tecnológica norte-americana diz, segundo a imprensa económica nacional, que este é “um dos maiores investimentos em capacidade computacional de IA na Europa”, posicionando o país “como líder no desenvolvimento de IA escalável, segura e sustentável”, classificando-o de “histórico”.
“A infraestrutura irá suportar cargas de trabalho avançadas de IA em vários setores e está alinhada com o Compromisso Digital para a Europa da Microsoft, que prevê duplicar a capacidade dos data centers em 16 países europeus até 2027″, confirmou a Microsoft num comunicado divulgado esta terça-feira, citado pelo Económico Online, depois de a informação ter sido inicialmente avançada pelo Jornal de Negócios.
O presidente da Microsoft, Brad Smith, afirma, no comunicado da tecnológica mundial, que a parceria com a Nscale, reflete a confiança da Microsoft “no potencial” do país “para liderar a próxima vaga de inovação em IA”.
A notícia completa pode ser lida no jornal Económico Online.