Alentejo: Época balnear 2025 abre gradualmente a partir de 31 de maio

Praia vigiada no Alentejo, durante a época balnear 2025

O sol já vai alto, os dias estão maiores e o Alentejo prepara-se para receber o verão de braços abertos. Com praias de cortar a respiração a região dá início à tão aguardada época balnear. É tempo de toalhas estendidas, mergulhos refrescantes e finais de tarde preguiçosos.

Seja na costa atlântica ou nas águas calmas do interior, há espaço para todos os que procuram descansar, explorar ou simplesmente aproveitar para refrescar. A abertura oficial das praias alentejanas marca o arranque de uma temporada que promete tranquilidade, natureza e, claro, muitos chapéus de sol a ‘florir’ as praias.

Grândola é o primeiro concelho da Costa Alentejana a ter vigilância balnear, já a partir de 31 de maio e até 28 de setembro, nas praias de Aberta Nova, Atlântica, Camarinhas, Carvalhal, Comporta, Galé-Fontaínhas, Melides, Pego, Tróia-Bico das Lulas, Tróia-Galé e Tróia-Mar. Também Moura, no interior do Alentejo abre oficialmente a Praia do Lago a 31 de maio e até 14 de setembro.

Em Odemira, a época balnear abre no dia 1 de junho, até 30 de setembro, abrangendo as praias de Almograve Norte e Sul, Alteirinhos, Carvalhal, Farol, Franquia, Furnas Mar e Rio, Malhão Norte e Sul e Zambujeira do Mar.

No concelho de Santiago do Cacém, as praias de Costa de Santo André, Fonte do Cortiço e Monte Velho/Porto das Carretas têm a época balnear prevista entre 14 de junho e 14 de setembro e o mesmo acontece em Sines, nas praias Grande de Porto Covo, Ilha do Pessegueiro, Morgavel, Vasco da Gama e Vieirinha-Vale de Figueiros. A excepção será a praia de São Torpes, que conta com vigilância assegurada até 30 de setembro.

No interior do Alentejo, contam com vigilância as zonas balneares de Azenhas d’El Rei, no Alandroal (1 de junho a 14 de setembro), Cinco Reis, em Beja (14 de junho a 14 de setembro), Albergaria dos Fusos, em Cuba (1 de junho a 30 de setembro),
Tapada Grande, em Mértola (31 de maio a 14 de setembro), Mourão (13 de junho a 14 de setembro), Santa Clara, Odemira (1 de junho a 30 de setembro), Amieira, Alqueva e Oriola, em Portel (7 de junho a 14 de setembro) e Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz (1 de junho a 14 de setembro).

A Portaria n.º 205-A/2025, de 30 de abril, publicada em Diário da República, estabelece a identificação das águas balneares para o ano de 2025, fixando as respetivas épocas balneares e definindo as praias de banhos com vigilância assegurada.

A portaria determina ainda que, para efeitos de segurança balnear e funcionamento das concessões de apoio, a época balnear nacional será considerada de 1 de maio a 31 de outubro.

Bons mergulhos a todos, em segurança!

Fonte: O Digital

Publicado por Predimed Vasco da Gama

Imobiliária de referência na Costa Alentejana e Sul do Alentejo, que conta com uma equipa dinâmica e diversificada de profissionais especializados. Esperamos pela sua visita na nossa agência em Sines! AMI22503

Deixe um comentário