Para quem pensa comprar uma nova casa e não tem pressa de se mudar, ponderar a aquisição ainda em fase de projeto pode ser uma opção a considerar, especialmente tendo em conta que no mercado atual praticamente não se encontram imóveis novos prontos a habitar. É assim no Alentejo, como por todo o País.
Adquirir uma casa ainda em fase de projeto pode ser uma boa opção para quem tem capital próprio ou alguma poupança inicial (para a reserva e entrada ou parcelas pagas faseadamente durante o processo de construção), mesmo que queira recorrer ao crédito para efetuar a escritura, formalizada apenas quando o imóvel está pronto para se entregar a chave ao comprador.
O facto de geralmente, dependendo do promotor da obra, os pagamentos serem feitos de forma faseada, contribui para uma melhor gestão dos valores a pagar e também, dependendo claro da circunstância de cada um, permite continuar a fazer poupança até ao momento da escritura (seja para investir no imovel, mobilar, pagar os impostos da transação ou a própria escritura).
Os imóveis em fase de projeto são vendidos geralmente a preços mais acessíveis, considerando o custo-qualidade, sendo essa outra das vantagens desta opção. Se tiver em conta que não há imóveis novos prontos a habitar para venda no mercado, essa será outra grande vantagem.

Uma casa de nova construção está sempre mais modernizada e melhor adaptada às exigências da realidade atual e terá, à partida, maior conforto, maior praticidade e eficiência energética.
Numa casa usada, os valores podem ser ligeiramente mais baixos, no entanto poderá ser necessário fazer alguma intervenção ou melhoramentos. É também uma opção válida, claro, consoante os requisitos, necessidade e realidade de cada pessoa.
Comprando em fase de projeto, tem ainda a oportunidade de acompanhar a construção, fazendo por exemplo visitas à obra, de escolher entre as unidades disponíveis que se ajustam mais ao que procura e de esclarecer dúvidas.
Para quem promove a obra, esta é uma opção também vantajosa, por garantir que tem comprador para o imóvel, e ao mesmo tempo receber pagamentos faseados, que podem ir financiando parte da obra.
Caso pondere esta opção, recomendamos que o faça através de uma agência imobiliária, onde poderá contar com toda a experiência de profissionais especializados que conhecem o mercado e podem acompanhar todo o processo, e também com o apoio de um departamento jurídico para analisar a documentação e contratos necessários que salvaguardem os seus interesses.