Energia utilizada em casa representa 17% do consumo total em Portugal

A melhoria das condições de conforto térmico e de equipamentos que facilitam a execução de tarefas domésticas nas habitações têm sido cada vez mais procuradas pelos consumidores portugueses. Este comportamento tem como resultado um aumento do consumo de energia, apesar de se procurar consumir energia cada vez de forma mais eficiente.

Pensando no conforto e no consumo sustentável de energia, há também cada vez mais a preocupação com a construção de casas mais eficientes ou remodelação com vista a aumentar a eficiência energética.

Isto implica recorrer a materiais isolantes térmicos nas paredes, nos tetos, nas portas interiores e exteriores e nas janelas, assim como a utilização de fontes de energia renováveis, como painéis solares e sistemas de armazenamento de eletricidade.

De acordo com o Inquérito ao Consumo de Energia no Sector Doméstico 2010 (ICESD 2010), o sector residencial contava, em 2010, com cerca de 3,9 milhões de habitações, verificando-se que esse universo era responsável por 17,7% do consumo anual de energia final (valor superior a 99 GWh em eletricidade e gás natural).

Nos últimos anos, o consumo de energia no setor doméstico tem vindo a recorrer principalmente à eletricidade, que ocupa o 1.º lugar enquanto fonte de energia mais procurada no setor habitacional (99,9%), e ao gás natural, que está na 4.ª posição, com um aumento progressivo desde 2006 (21,1% das habitações).

Considerando o universo das habitações existentes em Portugal, verifica-se que o consumo estimado de eletricidade é de 14 442 GWh e de gás natural de 3 064 GWh, correspondendo a uma despesa global superior a 2.193 mil milhões de euros (cerca de 2.000 mil milhões em eletricidade e 193 milhões de euros em gás natural) para as famílias portuguesas.

O Dia Nacional da Energia, que se assinala a 29 de maio, visa alertar e sensibilizar para a necessidade de se desenvolverem estratégias sustentáveis de eficiência energética, fomentando uma utilização mais sustentável de recursos.

Fonte: poupaenergia.pt

Publicado por Predimed Vasco da Gama

Imobiliária de referência na Costa Alentejana e Sul do Alentejo, que conta com uma equipa dinâmica e diversificada de profissionais especializados. Esperamos pela sua visita na nossa agência em Sines! AMI22503

Deixe um comentário