Melhorar a eficiência energética da sua casa contribui para a sustentabilidade do planeta e também para a sua carteira, reduzindo custos e valorizando o seu imóvel.
O Dia Mundial da Eficiência Energética, que se assinala hoje, 5 de março, pretende sensibilizar para a utilização racional da energia, bem como para a tomada de medidas que permitam reduzir o consumo, procurando dessa forma contribuir para a sustentabilidade do planeta.

Melhorar a forma como é utilizada a energia é possível com pequenas mudanças de hábitos e comportamentos no quotidiano de cada um, mas ainda mais eficazmente tomando medidas concretas desde a origem da energia à eficiência preparada na construção de edifícios ou em intervenções pontuais.
A eficiência energética consiste na utilização racional da energia de forma a consumir o mínimo possível, recorrendo preferencialmente a fontes de energia ‘limpa’, que permitam poupar recursos do planeta e também na carteira.
Algumas das medidas são mais simples e acessíveis a todos, pois prendem-se com os hábitos, como a utilização da energia estritamente necessária, evitando ter luzes e eletrodomésticos ligados desnecessariamente, mudar para equipamentos de baixo consumo energético, bem como por exemplo trocar a iluminação para lâmpadas led.
A instalação de painéis solares e fotovoltaicos são alguns dos investimentos que valem a pena, para quem tem uma habitação que o permite, bem como a preferência por exemplo por termoacumulador para complementar o aquecimento de águas.
Colocar janelas e portas de PVC com vidro duplo é outra forma de melhorar a eficiência energética da sua casa, já que permitem manter mais eficazmente a temperatura no interior, seja no verão, seja no inverno, reduzindo dessa forma a necessidade de recorrer ao aquecimento ou arrefecimento artificial.
Para quem (re)constrói uma casa, é ideal desde logo ter em conta as características geográficas e climátéricas da região onde vai construir, bem como a posição, a orientação solar e os materiais de construção a utilizar, podendo optar pelos mais eficientes termicamente.
Para quem considera construir ou fazer um investimento maior na melhoria da eficiência energética em casa, a aplicação de isolamento térmico nas paredes, pavimentos e cobertura são essenciais, com a intenção de reduzir a perda energia do interior para o exterior no inverno e o sobreaquecimento no verão.
Existem várias opções de materiais de isolamento no mercado, sendo aconselhável procurar um técnico especializado que recomende o que melhor se adequa à sua casa.