A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) deu ‘luz verde’ para construir uma central solar fotovoltaica com capacidade instalada para 1200 megawatts (MW) de produção no concelho de Santiago do Cacém. Esta será a maior central fotovoltaica da Europa, segundo indica a Iberdrola.
A notícia, publicada esta terça-feira, 31 de janeiro, pelo jornal Expresso, avança que o projeto das empresas Iberdrola e Prosolia já obteve licenciamento ambiental da APA.
A futura central fotovoltaica representa um investimento de cerca de 800 milhões de euros e empregará 2500 pessoas na fase de construção, estando prevista a entrada em funcionamento em 2025, passando a responder às necessidades anuais de cerca de 430 mil residências.
A Iberdrola revelou, em comunicado citado pelo Expresso, que a ligação à rede já está contratada com a REN, prevendo-se que quando estiver em produção, a futura central evitará o consumo de 370 milhões de metros cúbicos de gás por ano.
Segundo a informação divulgada pelos promotores do projeto, o terreno onde vai ser implementado o projeto é atualmente uma enorme área de eucaliptos, que darão agora lugar à central solar, com mais de 700 mil módulos fotovoltaicos.
O complexo processo de licenciamento ambiental desta central obrigou os promotores a comprometer-se com a instalação de cortinas arbóreas em torno das áreas da central próximas de habitações e outras áreas edificadas.
A central terá uma potência similar à da já desativada central a carvão da EDP em Sines.
Artigo original no jornal Expresso