‘Ser reanimado é um Direito, saber reanimar um Dever Cívico’: é este o mote dado pelo António Mestre, da Resgate – Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, que coordenou a acção de formação em Suporte Básico de Vida promovido em parceria com a Predimed Vasco da Gama.
A iniciativa, aberta a toda a comunidade de forma gratuita, contou com a participação de cerca de 30 pessoas. Com o incentivo de participar em família, crianças a partir dos 5 anos, jovens e pais passaram a manhã de Sábado no areal da Praia Vasco da Gama a aprender a fazer o Suporte Básico de Vida.
Saber o que fazer no momento em que há uma paragem cardiorrespiratória de alguém próximo, um desmaio ou uma situação de engasgamento até que chegue ao local o auxílio do INEM pode fazer toda a diferença na hora de salvar uma vida.
A Predimed Vasco da Gama defende que as empresas devem ter um papel ativo na comunidade, além da sua área de negócio. É nesse âmbito que surge a parceria com a Resgate, uma associação muito relevante em Sines e na região, não só pelo trabalho que tem feito na vigilância nas praias e formação de Nadadores Salvadores, mas também pela formação e sensibilização que faz ao longo de todo o ano junto da comunidade nas áreas de Suporte Básico de Vida, Salvamento no Mar e Literacia Oceânica.
Queremos deixar o agradecimento ao António Mestre pelo excelente momento de aprendizagem e convívio que proporcionou, bem como a todos os jovens da Resgate que apoiaram a iniciativa, ajudando à sua concretização, e ainda a todos os que responderam ao desafio e marcaram presença disponibilizando uma manhã de Sábado para aprender em família.















