Aquecimento global, oceanos cheios de plástico, eventos climáticos extremos, inundações, incêndios florestais, uma pandemia mundial… As notícias são recorrentes. O Dia Mundial da Terra assinala-se hoje, 22 de abril, e por isso achámos pertinente partilhar algumas ideias de como contribuir para um planeta mais saudável com a nossa própria casa.
Este não é um artigo sobre reciclagem, nem sobre fechar torneiras durante o banho ou a escovagem dos dentes. Claro que esses são hábitos que podemos e devemos fazer nas nossas casas e que já têm vindo a ser amplamente promovidos há décadas.
Mas podemos ir mais longe. Com o conhecimento que existe hoje em dia, sabemos há outras formas de contribuir para um planeta mais saudável que partem desde o momento em que se começa a projetar a construção de uma nova casa. Para quem se muda para apartamento ou para uma casa que já está construída, também há formas de a tornar mais ‘amiga do ambiente’ e sustentável.
Mas, o que é uma casa sustentável?
Uma casa sustentável tem o menor impacto negativo possível no meio ambiente. Isso significa que é construída considerando a eficiência energética, evitando toxinas ambientais e utilizando materiais e recursos de forma responsável, com impacto físico e psicológico positivo nos seus habitantes.
A localização e a orientação da casa, o tamanho, a disposição das divisões e janelas, os materiais escolhidos (de origem local, sempre que viável, e o mais naturais possível), o isolamento térmico e a possibilidade de utilizar energia renovável (solar ou eólica por exemplo), são elementos essenciais a ter em conta na planificação da construção de uma nova casa.
Se já tem uma casa, e pretende adaptá-la para a tornar mais sustentável, pode fazê-lo com medidas que podem começar com pequenos investimentos. Trocar a iluminação por lâmpadas led, ir trocando os eletrodomésticos para outros de maior eficiência energética, aproveitar a água da chuva para utilizar mais tarde na rega de jardim, ou lavagem exterior, são algumas ideias mais simples para começar a fazer uma transição para uma casa mais amiga do ambiente.
Com investimentos maiores, mas que compensam a médio e longo prazo, tanto financeiramente, como para contribuir para o ambiente, a mudança de janelas e portas para vidros duplos, a aplicação de paineis fotovoltaicos e aquecimento de água solar são outras das medidas que pode implementar logo à partida, no caso de nova construção, ou ir implementando gradualmente.
Este é um tema que pode e merece ser aprofundado e por isso vamos publicar regularmente no blog da Predimed Vasco da Gama informação mais detalhada sobre casas sustentáveis.
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Terra. Cidando a mensagem das Nações Unidas “precisamos de uma mudança para uma economia mais sustentável que funcione tanto para as pessoas quanto para o planeta. Vamos promover a harmonia com a natureza e a Terra.”.
Mais sobre o Dia Mundial da Terra na página oficial da Organização das Nações Unidas.